CARTAS DE GESTÃO

Os textos abaixo fazem parte da newsletter Cartas de Gestão e são enviados por e-mail aos leitores semanalmente.

Para receber em primeira mão você pode se cadastrar gratuitamente dentro da página de qualquer um dos textos.


Neste texto nós trabalhamos uma ideia interessante para você considerar no momento que estiver tomando decisões relacionados à gestão de caixa da fazenda.
O objetivo da gestão deve ser a criação de valor com o negócio e as tecnologias podem ser excelentes aliadas na busca por este objetivo. Entretanto, devemos ficar atentos sobre alguns pontos importantes para que elas não acabem jogando contra. Entenda mais neste texto.
Um dos indicadores mais comuns que vemos por aí é a Relação de Troca. Entretanto, muitos produtores acabam utilizando essa informação de maneira pouco produtiva ou mesmo errada. Entenda como usar de forma efetiva este indicador na sua fazenda.
Por mais contra intuitivo que seja, pode haver situações em que o aumento de custo é desejável. É claro que estamos falando de uma situação específica e você pode entender mais sobre isso neste texto.
Você já parou para pensar quais são as características de um bom gestor de fazendas? Veja neste texto, 3 que consideramos essenciais para todo gestor desenvolver.
Quando pensamos em gestão de fazendas, devemos procurar uma gestão cada vez mais profissional. Isso permite que os nossos negócios rurais sejam cada vez mais grandioso. Entenda mais sobre isso neste texto.
Imagine que eu tenha um bilhete premiado da mega-sena da virada para te dar. Mas, para ganhar você tem que cumprir uma única condição. Você toparia?
Todo o dinheiro da fazenda é também dinheiro do dono. Mas é importante que haja uma clareza e distinção entre o capita do negócio (fazenda) e pessoal do proprietário. Entenda mais sobre isso, neste texto.
Um dos principais erros de gestores de fazendas é errar nas contas quando se está considerando um investimento. Conheça neste texto, uma das formas de analisar o tempo para um investimento se pagar sob a ótica correta e técnica de análise.
A certeza é uma péssima companheira para quem se propõe a fazer uma gestão profissional de fazendas. Possuir dúvidas é uma condição permanente de todo bom gestor. Entenda neste texto como as dúvidas podem te ajudar.
Uma estrutura de custos é fundamental para toda fazenda que queira realizar o mínimo de controle de custos. Entenda neste texto do que se trata e como você pode começar a organizar a sua.
Por mais incrível que pareça, os lucros podem se tornar um dos principais causadores de problema em fazendas. Um ano bom, de lucros para a fazenda, podem levar a má decisões por parte do gestor da empresa rural.
Confira 7 dicas para aqueles que estão iniciando algum negócio no agro. São dicas que podem te direcionar para o caminho que consideramos mais correto a se perseguir quando pensamos em gestão de fazendas.
O que define se um negócio é bom ou não, muitas vezes, não são as características deste negócio, mas sim as pessoas que estão por trás dele. Em tese, todos os negócios são bons. Entenda neste texto a diferença entre um negócio bom e um bom negócio.
As atividades rurais, geralmente, possuem ciclos mais longos que podem durar por vários meses e até mesmo anos. Entretanto, é fundamental que o gestor da fazenda toque o negócio mensalmente, computando indicadores e analisando os números, independente da atividade ser mensal ou não.
O olho do dono engorda o gado?
Um dos ditos populares mais comuns no meio rural é aquele que diz que é o olho do dono que engorda o gado. Mas, será que é isso mesmo? Ou será que, na realidade, o que engorda o gado são outros fatores?
Chernobyl, decisões e a pior dívida para a sua fazenda
A série de TV Chernobyl conta a história do acidente nuclear ocorrido na Ucrânia em 1986. E nos episódios desta série, nós podemos absorver importantes conceitos sobre tomadas de decisão e a pior dívida que sua fazenda pode ter, a chamada Dívida de Gestão.
Depreciação: o que você precisa entender sobre isso
A depreciação é um dos custos mais importantes para fazendas. Entretanto, é um custo "invisível", um custo em que não há um boleto para ser pago ou alguma fatura relacionada. Mas, todo gestor de fazendas precisa contabilizar os custos de depreciação para que a fazenda consiga bons resultados no longo prazo.
Assim como na vida humana, as empresas possuem fases de vida distintas. Temos 4 fases de vida quando pensamos em negócios e entender em qual momento está a sua fazenda é crucial para definir as estratégias.
Margem é margem. Retorno é retorno.
Entender a parte financeira é crucial para realizar uma gestão bem feita da fazenda. Sendo assim, é primordial conhecer os conceitos financeiros e seus indicadores. E uma confusão comum que existe no meio rural é confundir margem de lucro com retorno. Não são a mesma coisa.
Dizem que o primeiro passo é sempre o mais difícil. E é por isso que quando pensamos em gestão de fazendas, o mais importante mesmo é começar. Mesmo sem saber direito por onde ou pelo quê.
A produção agropecuária em si já não é uma das coisas mais fáceis do planeta. Entretanto, o principal desafio dos gestores de fazendas pode estar concentrado em um outro desafio que pode ser muito mais trabalhoso.
O amor pelo negócio, o amor pela fazenda é fundamental para que se possa conseguir bons desempenhos econômicos no longo prazo. Isso funciona como um fator motivador. Mas, a paixão pode atrapalhar estes bons resultados.
O Império Romano é, sem dúvidas, um dos grandes exemplos de boa gestão e tendo como perspectiva as suas estratégias, podemos desenvolver a gestão da fazenda com foco em um único objetivo central.
A parte operacional é um dos setores chaves que temos para gerenciar na fazenda. E ter atenção em alguns pontos importantes é fundamental para conseguir bons desempenhos.
É comum que os produtores rurais tenham um gosto a mais pelo trabalho à campo ou no curral. E, na verdade, não há nenhum problema com isso. É até algo bom! Mas, é preciso entender que alguém precisa estar na direção da fazenda.
Em uma competição contra si mesma, a sua fazenda está ganhando da sua versão passada? Ou seja, comparando sua fazenda hoje com alguns anos atrás, está havendo melhorias?